Conceito De Experi Ncias De Hawthorne
Em 1927 o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA desempenhou a Experiência de Hawthorne em fabrica daWestern Eletric Company, localizada em Chicago. Esta experiência teve objetivo de detecta a relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários, medida por meio do ritmo de produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Elton Mayo era médico e pertencia a uma equipe de Harvard, sua especialidade era em psicopatologia.
O objetivo era observa a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários (produção), ou seja conduzir experimentos relacionando produtividade e condições fisicas de trabalho. Nessa fábrica havia um grande departamento onde moças montavam relés de telefone. A tese era que aumentando a luminosidade, a produtividade também aumentaria. A experiência foi subdividida em quatro fases.
1. Na primeira fase da Experiência; foram observados dois grupos de trabalhadores que executavam a mesma tarefa em condições idênticas foram escolhidos, um dos grupos de observação trabalhava sobre intensidade de luz variável enquanto o outro trabalhava sobre intensidade constante de luz, com isso visavam estudar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Não foi encontrada uma correlação direta entre as variáveis pelos observadores, porém atentaram para uma variável difícil de ser isolada, o fator psicológico. Quando a iluminação era mais intensa, os trabalhadores produziam mais. A conclusão que ficou conhecida como experiência de Hawthorne é que o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que