Psicanalise Resumo
Avidez – é uma emoção de tipo oral que consiste num desejo veemente, impetuoso e insaciável, que excede o que o sujeito necessita e que o objeto é capaz de dar.
Por ex.: esvaziar totalmente o seio, chupando-o até secar e devorá-lo, quer dizer que é o seu propósito é uma introjeção destrutiva.
Inveja – não é apenas roubar como anteriormente, mas também colocar na mãe, e especialmente em seu seio, maldade,excrementos e partes más de si mesmo, com o fim de lhe causar dano, destruir e controlar.
No sentido mais profundo significa destruir sua capacidade criadora; é uma identificação projetiva destrutiva.
Também podemos defini-la como um sentimento de raiva contra outra pessoa que possui ou desfruta de algo desejável, sendo o impulso o de tirá-lo ou danificá-lo.
Ciúme – baseia-se na inveja mas compreende pelo menos 2 pessoas e refere-se principalmente ao amor que o indivíduo sente que lhe é devido e lhe foi tirado ou está em perigo de lhe ser tirado por um rival.
A fonte da ansiedade externa
Estaria na experiência do nascer, ou seja – como Freud assinalou-, a angústia do nascimento seria o padrão de todas as futuras angústias em face de um momento de frustração ou necessidade.
A dor e o incômodo produzidos pela perda do agradável estado intra-uterino são vividos pela criança como forças que atacam, como forças hostis.
Por isso, a angústia persecutória está presente desde o começo da vida e desde o início da relação da criança com o mundo extra uterino.
A fonte da ansiedade interna
É resultante da ação da pulsão de morte que atuaria no interior do organismo do indivíduo, a qual fundamenta o temor de aniquilação.
Já haveria nessas primeiras experiências ou sensações uma idéia de perseguição e destruição, de aniquilamento interno.
Estrutura da teoria Kleiniana
Os primeiros meses de vida, as crianças passam por estádios de angústia persecutória ligados a fase de exacerbação do sadismo.
O bb experimenta sentimentos de culpa por