Resumo Psicanalise
Em 1900, Freud cria uma teoria sobre três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente. O inconsciente exprime o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência, conteúdos reprimidos que pela ação das censuras internas não tem acesso aos sistemas pré-consciente e consciente. O pré-consciente é o sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência destacam-se a percepção, a atenção e o raciocínio.
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL
Freud em suas investigações na prática clínica descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual localizados na vida infantil, colocando a sexualidade no centro a vida psíquica. Percebeu que as ocorrências desse período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. Os principais aspectos dessas descobertas foram que a função sexual existe desde o princípio da vida; o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta.
Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual em:
Fase oral – zona de erotização é a boca,
Fase anal – zona de erotização é o ânus,
Fase fálica – zona de erotização é o órgão sexual,
Latência – caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, um intervalo na evolução da sexualidade,
Fase genital – quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo, o outro. No decorrer dessas fases vários processos e ocorrências acontecem, eventos como o complexo de Édipo onde a mãe é objeto de desejo do menino e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Freud construiu vários conceitos; para ele inicialmente todas as cenas relatadas pelos pacientes tinham de