ROTEIRO DE TRABALHO
1. Estabeleça uma comparação entre o modelo tradicional e o modelo “cafezinho”. Como cada modelo trata o conhecimento?
R: O modelo tradicional da educação trata o conhecimento como um conteúdo, como informações, coisas e fatos a serem transmitidos ao aluno. O “modelo cafezinho” de aprendizagem: o conteúdo de um recipiente (café na xícara ou informações) é supostamente ingerido de modo direto pelo aluno. A aquisição é direta e o “café” entra no aluno na mesma forma em que estava antes de ser ingerida. Neste caso, o papel da professora primária é o de garçonete: ela arruma a mesa, dá o açúcar, isto é, faz a lição interessante, e despeja o café na xícara – apresenta as informações contidas nos livros em uma linguagem mais acessível.
2. Explique em que consiste o modelo cognitivo do conhecimento em sua forma básica.
R: Sua responsabilidade não consiste em transmitir informações ou apresentar explicações do texto que são, para ele, claras. Sua responsabilidade principal consiste em ajudar o aluno a descobrir e aprender. Seu sucesso como educador é avaliado em termos de seu sucesso com os alunos. Se o aluno não está aprendendo, o educador tem que mudar o que está fazendo; como veremos, esta idéia é consistente com o modelo que chamamos cognitivo.
3. “É evidente que a adoção do modelo cognitivo resultará em mudanças bastante fundamentais no modo de encarar e praticar a educação”. Quais seriam essas mudanças?
R: Evidentemente, a psicologia cognitiva envolve o estudo e a pesquisa sobre muitos assuntos relevantes para a educação. Entre esses assuntos encontram-se as seguintes bases do conhecimento humano: * a aprendizagem, * a linguagem, * o raciocínio, * a memória, * a percepção e * o pensamento. Muitas pessoas acreditam que os