RESUMO DE PSICANALISE
Repressão, resistência, formação do sintoma, determinismo psíquico.
Freud abandona a hipnose pois: Vê que após desfeita a paciente conseguia lembrar de tudo. Como esperar que o doente conte algo que nem ele mesmo sabia. A hipnose impedia de chegar conteúdos inconscientes.
Catarse: Alivio a falar ( O que te trouxe aqui)Aqui ele chega a conclusão que FATOS E RCORDAÇÕES não são esquecidas.
A resistência impedia com que os conteúdos chegassem ao consciente. Fazendo-os permanecerem no inconsciente. EU RESISTO A UM PROBLEMA NATURALMENTE NÃO CONSIGO RESOLVE-LO.
Repreensão: A força que permite que o conteúdo que era consciente fique no inconsciente. CONTEÚDOS REPRIMIDOS.
O conflito gere a partir das minhas vontades x Leis morais éticas. É O QUE EU QUERO É O QUE ME PERMITEM FAZER.
A repreensão é um meio de proteger a personalidade psíquica, proteção do conflito e da loucura. EU REPRIMO PARA NÃO LEMBRAR DISSO. A ideia vai o afeto (sentimento) fica.
A ideia está sempre junta com um afeto (sentimento) a ideia é reprimida e o sentimento fica perambulando junto ao corpo isto se torna mais tarde um sintoma( formação de compromisso). O sentimento reprimido se transforma em sintoma.
Determinismo Psíquico: Nada acontece por acaso, existem coisas que são determinadas para nós até antes do nosso nascimento os quais não se dão conta ou são inconscientes.
Associação livre: Falar de maneira livre faz com que você encontre ideias no seu inconsciente e junte-as para chegar a solução. ESTA ASSOCIAÇÃO É LIVRE DO CONSCIENTE MAS NÃO ESCAPA DO INCONSCIENTE.
TEORIA DOS SONHOS, SISTEMAS INSCONSCIENTES E PRÉ INCONSCIENTES
QUANTO MAIOR A DEFORMAÇÃO DO CONTEUDO REPRIMIDO MAIOR A RESISTENCIA.
O pensamento do conteúdo reprimido vem através de representações e indiretas. EX: Tenho medo do meu pai então sonho com uma barata gigante vindo em cima de mim.
Chiste: Piada de mau gosto, forma de se sentir melhor, realizar os desejos de modo disfarçado, desabado.
A resistência