RESUMO EDUCA O INCLUSIVA
Exercicios
1- Quais os períodos referentes a praticas sociais considerando a pessoa com deficiência. Explique.
Inclusão, Segregação, Integração e Incliusão.
Inclusão: O deficiente não direito a nada é totalmente excluído da sociedade.
Segregação: Há uma separação entre deficientes e não deficientes nas escolas. Ou seja, para eles é a separação de pessoas normais e anormais. O ensino era obrigatório todos deveriam aprender.
Integração: É colocado em pauta o ensino na segregação ao qual não estava sendo alcançado. Principio da normatização. Classe especial. É o desejo em transformar o adolescentes em pessoas normais. Cadeirante tem que andar, surdo tem que falar. Aqui não é dado definidamente o valor ao ensino e passa a ser valorizada a normalização. O deficiente se adapta a escola. Criação de classes especiais dentro de escolas comuns com isso quando a criança se aproximava do normal ia para a classe especial no auge para a classe regular. Porém poucas conseguiam alcançar a regular pois tinha que seguir o mesmo ritmo das outras crianças.
Inclusão: Surge através dos direitos humanos. Equidade todos possuem o mesmo direito. A escola se adapta a criança.
2- Defina deficiência, incapacidade e desvantagem
A deficiência é o que a pessoa têm é a anormalidade propriamente dita. Ex: O cego possui uma deficiência no globo ocular.
A incapacidade é os obstáculos que está pessoa passa por conta desta anormalidade. Ex: Devido a deficiência do globo ocular ele não consegue enxergar. Desvantagem: São as instalações que são feitas para apaziguar esta incapacidade – aceitação social. É uma condição social e socioeconômica. A sociedade cria a desvantagem ela pode incluir ou excluir estas pessoas. Ex: Braile nas escolas. Quando temos a equidade temos inclusão.
3- Convenção de Guatemala: Prevê a eliminação de toda forma de discriminação contra o deficiente toda a diferenciação ou inclusão que possa anular o exercício humano e de suas liberdades. Aqui o