TROC CALOR
1º Semestre 2002
Relatório Diário de Aula
Data: 04/06/2002
Título da Aula: Trocadores de Calor
Nome dos Relatores: Bruno de Souza Baptista 9716092 Bruno Felipe Lucas Martins 9916601
1 - Resumo da Aula/Visita:
Nesta primeira aula do curso, foi apresentado o Trocador de Calor.
Definição:
Trocador de Calor é um dispositivo mecânico que realizaa transferência de calor entre dois fluidos a diferentes temperaturas.
Em outras palavras, o trocador de calor utiliza a temperatura de um fluido mais quente para aquecer outro fluido em temperatura mais baixa, ou vice-versa.
O trocador de calor utiliza os três mecanismos de transmissão: Condução, Convecção e Radiação, sendo estes dois primeiros os mecanismos mais representativos.
Os Trocadores de Calor podem ser utilizados em várias aplicações, como, por exemplo:
Ar Condicionado;
Produção de Vapor ( para gerar eletricidade);
Recuperação de Calor e
Processos Químicos
Existem quatro tipos de Trocadores de Calor:
1) Contato Direto:
Os trocadores de calor de contato direto realizam uma mistura dos dois fluidos. Esta mistura pode ser classificada em dois tipos:
Fluidos Missíveis: os fluidos missíveis são aqueles que se misturam e não se separam mais, como o caso de água quente e água fria, por exemplo. Os trocadores de calor de contato direto mais comuns desta classe são o misturador e o dessuperaquecedor.
Fluidos Imissíveis: os fluidos imissíveis são aqueles que se misturam mas se separam facilmente, como no caso da combustão submersa, no desaerador e nas torres de resfriamento.
2) Recuperadores:
Os trocadores de calor recuperadores, ao contrário dos de contato direto, não misturam os dois fluidos. Neste caso, os fluidos correm por tubulações separadas para cada fluido, podendo adquirir algumas configurações, como o duplo tubo, casco e tubos e os compactos, sendo que neste último, os tubos são dotados de aletas, e, desta forma, um dos fluidos precisa estar no estado gasoso