Educação Especial
RESUMO Este trabalho trás um pequeno resumo sobre o que seja a educação especial, onde ela se encontra e como ela atua. Sendo que esta educação visa ocupar o atendimento e a educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino. Nesta abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência não estão incluídas.
Palavras-Chaves: Educação; Inclusão; Deficiência
1. INTRODUÇÃO
A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Sendo que existem escolas que se dedicam mais que outras quando o assunto é atender as necessidades dos alunos. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva., quebrando assim essa barreira do preconceito que existe até os dias atuais.
2. EDUCAÇÃO ESPECIAL
Historicamente a educação especial vem lidando com a educação de pessoas que não tiveram a oportunidade ou de alguma forma foram excluídas dos métodos e procedimentos usados pela educação regular. Dentro deste conceito, podemos incluir a Educação Especial, que atende desde o ensino de pessoas com deficiências sensoriais, passando pelo ensino de jovens e adultos, até mesmo ensino de competências profissionais. Conforme estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu Cap. III, Seção I, Art. 205 - “A Educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno