Resumo da Psicanálise
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
RESUMO: RESUMO DA PSICANÁLISE
Ribeira do Pombal, BA
Outubro, 2014
Luan Gama Dos Reis
Ana Paula dos Reis Araújo de Farias
Anna Claúdia Santana das Neves
Larissa Santana Reis
Reinan Costa Santana Silva
João Carlos Nascimento Conceição
Maria Dilma Dantas dos Santos
RESUMO: RESUMO DA PSICANÁLISE
Trabalho solicitado na disciplina de Psicologia, como requisito parcial para avaliação na disciplina.
Orientador: André Aragão Curso: Serviço Social II semestre
Ribeira do Pombal, BA.
Outubro, 2014
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939), é considerado o pai da Psicanálise, ele foi um médico vienense que mudou de forma radical o modo de pensar a vida psíquica, ele colocou as “regiões obscuras” do psiquismo, ou seja, os sonhos, as fantasias, os esquecimentos, a interioridade do homem como problemas científicos e a investigação desses problemas levou Freud à criação da psicanálise, em que esse termo se refere a uma teoria, um método de investigação e a uma pratica profissional .
O que se caracteriza na teoria é o conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. No método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo, em que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou produções imaginárias como sonhos, delírios e atos falhos. Já a prática profissional, ela se refere à forma de tratamento que vai ter aquela determinada pessoa diante do que já foi descoberto.
A Psicanálise atualmente é usada como base para psicoterapias, orientação, aconselhamento, entre outros.
Compreender a Psicanálise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, em que grande parte de sua produção foi baseada em experiências pessoais, que foram transcritas em várias de suas obras, significa