A escola e o currículo na mediação do conhecimento.
Palavra chave: currículo- conhecimento- cultura- diversidade
Introdução
Atualmente muito se tem falado sobre o papel da escola na sociedade já que são freqüentes os dados sobre sua ineficácia, principalmente o segmento da escola pública.
Uma das características da escola atual é a sua abrangência, pois parcelas da população antes excluídas hoje fazem parte da clientela da escola, aumentando a sua diversidade e, portanto, a complexidade do trabalho pedagógico.
Por vezes a escola não consegue incluir, essa gama de diversidades num mesmo contexto. Não torna seus clientes beneficiários de seu próprio instrumento e amantes do conhecimento. Consequentemente, abre brechas cada vez mais “largas” no sistema, e que comprometem a qualidade e o objetivo do ensino.
Com toda essa pluralidade de situações, é pertinente, levantarmos posicionamentos sobre essas “dificuldades escolares”, principalmente no que se refere à instituição de ensino e a seu currículo oferecido.
É objetivo do presente trabalho discutir a partir da literatura o papel do currículo escolar na mediação do conhecimento de que os alunos devem se apropriar, em meio a tantas realidades e diversidade dos alunos mostrando o que pode ser levado em consideração quando se fala em aprendizagem e no papel da escola diante disto.
Metodologia:
O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura acessada através das bases de dados do Scielo e Google e com as palavras-chave currículo, conhecimento, cultura e diversidade. Resultados e Discussão
Temos a Escola como uma das mais importantes instituições do desenvolvimento humano. Desta maneira esta deve ser responsável por formar o cidadão pleno em seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho.
A escola vem sendo uma instituição em constantes mudanças, ela vem se apresentando em diversos aspectos onde as diferenças se mostram gritantes em sala de aula, distinguindo cada