Estudante
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
USO DE BIODIGESTORES
LENON LEIRAS FREITAS
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
2014
LENON LEIRAS FREITAS
USO DE BIODIGESTORES
Trabalho de Uso de Biodigestores exigido pela disciplina de Energização Rural, requisitada pela UNiRP – Centro Universitário de Rio Preto, sob a orientação da Profª Leticia Cecilia Foratto.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
2014
1 INTRODUÇÃO
Biodigestores são equipamentos de fabricação simples, que possibilitam o reaproveitamento de materiais orgânicos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes, que são de extrema importância para nosso meio de vida. O biodigestor de modo geral é alimentado com restos de alimentos, fezes de animais acrescidos de água.
Durante o processo que é realizado pelo biodigestor, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano.
“O material orgânico utilizado não deve conter produtos tóxicos, pois matariam as bactérias responsáveis pela produção do gás", diz o engenheiro agrônomo João Antônio Galbiatti, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
Portanto, deve-se entender que os objetivos dos biodigestores são as obtenções de combustíveis de alta qualidade para as áreas rurais, sendo, ao mesmo tempo, preservado o valor do efluente como adubo, atendendo também na produção de energia e de tratamento de dejetos, principalmente de animais em fazendas.
BIOGÁS
O Biogás é o principal material fabricado pelo biodigestor, sendo um gás inflamável produzido por microrganismos, quando matérias orgânicas são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez, em ambiente impermeável ao ar.
O biogás por ser extremamente inflamável, com isso oferece condições para:
Uso em fogão doméstico;
Uso como combustível para motores de combustão interna;
Uso em chocadeiras;
Uso em secadores de grãos ou secadores diversos;
Uso na geração