Trabalho de curriculos e programas
Trabalho apresentado como requisito para a avaliação da Av1 do curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho.
São Paulo
2013
Escola da Ponte
Introdução
A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino localizada em Portugal, no distrito do Porto, e dirigida pelo educador, especialista em música e em leitura e escrita, José Pacheco. O foco do ensino é a valorização dos desejos de aprendizado dos alunos e alunas. Eles são incentivados a trazer para a escola os conhecimentos que desejam adquirir e que não estão no currículo oficial.
A biblioteca é o local central da escola, lá os alunos não são divididos em classes e nem em anos de escolaridade. Portadores de necessidades especiais dividem o mesmo espaço com os outros alunos.
Os alunos são incentivados a trazer para a escola aqueles conhecimentos que desejam adquirir e que não se encontram no currículo oficial. O estudo é feito em grupos heterogêneos e dinâmicos, individuais ou em duplas, quando o critério utilizado é o interesse comum. Os alunos escolhem o que querem estudar e com quem, e o professor é um meio de mediação entre o conhecimento e é responsável por orientar as pesquisas, que é feita, predominantemente, em livros e internet.
A avaliação é feita de forma continuada, havendo vários instrumentos, inclusive a auto avaliação, planos de aula para saber o que pretende e como proceder e relatórios de pesquisa.
O aluno do Núcleo da Iniciação, primeira dos três ciclos da escola, é trabalhado a fim de aprender a: ser pontual, assíduo e zeloso por seus materiais e colegas; a cumprir suas tarefas, pedindo auxílio ao professor só quando realmente precisar; desenvolver sua criatividade e participação, com intervenções pertinentes; elaborar e atualizar seu plano de estudo; reconhecer suas falhas e acertos, nas auto-avaliações; pesquisar, resolver conflitos e se comunicar – oralmente e por escrito – de forma clara e