Dez passos para montar um currículo nota 10
1º Comece com dados pessoais. Escreva seu nome, endereço, celular, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil e número de filhos. Mas cuidado, ainda que seja um elemento importante para sua vida , o número de filhos pode ser um fator decisivo para sua chamada.
2º Deixe claro seus objetivos. Seja direto, coloque os cargas e áreas a que você deseja. Se você for um profissional experiente não se esqueça de mencionar. Mas caso não seja o ideal é explicar como pretende direcionar sua carreira.
3º Capa colorida não ajuda. Não entregue seu currículo com capas coloridas e/ou com cheiro pois o avaliador de currículos poderá pensar que você está tentando compensar ou desviar sua falta de preparo. Não invente, siga as tipologias com linhas tradicionais: courier, arial ou time new roman.
4º Currículo sim, biografia não. O avaliador de currículo não disporá ou gozará de todo tempo que você pretende, lembre-se que uma apresentação em média não passa de um minuto. Duas folhas, portanto, é o ideal. No entanto para um profissional com muita experiência e se for chamado para a entrevista, é aconselhável você montar um currículo mais detalhado. Faça também um currículo especial para cada empresa desejada.
5º Minhas experiências. Fale de suas experiências profissionais. Mencione apenas 5 ultimas que você trabalhou começando pelas mais recentes e caminhando para as mais antigas.
6º A vingança dos nerds. Formação acadêmica numa escola de nome faz a diferença. Caso não seja graduado por uma faculdade conhecida o ideal é fazer pós-graduação.
7º Do you speak english? Falar fluentemente é uma grande vantagem. Principalmente se você fez um curso no exterior. Não tente enganar o entrevistador pois ele facilmente descobrirá sua mentira.
8º Carta para meu futuro chefe. A carta de apresentação serve para personalizar o currículo e mostrar se você está apto ou não para o cargo que está disponível.O mais adequado é escrever