A Função Social da Escola
PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA ESCOLA
Teixeira de Freitas
2011
A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina atividade interdiciplinar individual.
Profs. Lilian Salete,Daniela fioravante,Fabio e Vilze vidote costa.
Teixeira de Freitas
2011
INTRODUCÃO protocolo: 74721205
A escola de nossos dias vem assumindo novos papéis na comunidade em virtude das constantes mudanças do mundo moderno, como citado por Gustavo Capanema ministro no governo Getúlio Vargas, em 2 de dezembro de 1937: ‘’ A educação não pode ser neutra no mundo moderno, deve tomar partido, deve adotar uma filosofia e seguir uma tábua de valores”.
Devido a essa multiplicidade de funções que tem assumido, a escola tem um papel cada vez mais complexo na vida das crianças e dos jovens, os nossos alunos. Entretanto, deve-se compreender que a atividade social proficiente da escola estará sempre concentrada na sua finalidade maior que é a educação.
A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL
Constitucionalmente, a escola tem a função de ensinar, garantindo aos alunos o acesso a um conjunto de conhecimentos. Isso é assegurado pela Constituição Federal a todas as crianças e jovens em idade escolar. Artigo 210 da Constituição Federal: Serão fixados os conteúdos míninos, para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
Sendo assim, a escola como instituição social tem a função de formar as novas gerações, criando condições para que elas possam se ajustar á sociedade em que vivem. Ela é responsável pelas transições da vida particular e familiar para o domínio público, tendo assim uma função social reguladora e formativa para os alunos. O