av
1) Durante a produção do conhecimento histórico escolar trabalhamos com conceitos históricos fundamentais para que esse processo aconteça e o aluno possa se reconhecer como sujeito histórico da sua aprendizagem. Existem vários conceitos históricos, porém alguns são essenciais para entender vários conteúdos históricos, dentre eles podemos apontar:
Alternativas:
a) Superioridade, etnocentrismo, ruralismo;
b) Memória, poder e surrealismo;
c) Sociedade, realidade e imaginação;
e) Sociedade, poder e sujeito histórico;
---------------------------------------------------
2) Durante o processo de produção do conhecimento histórico escolar, a constituição da identidade é fundamental para afirmação da autonomia do aluno e fortalecimento da solidariedade entre os povos. Para a compreensão da identidade individual e coletiva, é importante ter atenção especial:
Alternativas:
a) Às noções de continuidade na sociedade moderna, não dando significado à solidariedade marcante nas religiões da Antiguidade, somente na pós-modernidade.
b) À permanência e as mudanças de certos comportamentos que dialogam com as tradições e buscam relações com a memória do passado.
c) A vagarosidade das transformações históricas, comum na época atual, na qual prevalece a descontinuidade e a competição.
d) Ao fim das sociedades estamentais que estimulavam a consolidação do sagrado e o desprezo pela ação humana.
---------------------------------------------------
3) As renovações no ensino de história contribuem para compreender com o que acontece nos tempos presentes. A compreensão do conceito de tempo mudou e trouxe outras dimensões para o historiador durante o processo de produção do conhecimento histórico escolar. Com relação ao conceito de tempo e seu debate atual, existe a:
Alternativas:
a) Aceitação de uma cronologia, na qual se ressalta o poder e a sucessão dos grandes acontecimentos.
b) Preocupação em mostrar as permanências, as rupturas, descontinuidades e continuidades, simultaneidades