A escola e a ciência
As pessoas muitas vezes se questionam sobre ensino de ciências, no ensino tradicional eram matérias que deviam ser decoradas com aulas expositiva, não é difícil ensinar, basta o professor ir em busca de conhecimentos de conteúdos que despertem o interesse da criança.
No texto fala que para ensinar temos que ter alguns cuidados fundamentais para que resulte no conhecimento do aluno e crie nele habilidades para a sua formação. Temos que ver que recursos, qual espaços posso utilizar, verificar os livros didáticos que auxiliam na direção das aulas, o livro não pode ser a nossa única ferramenta, mas temos que propiciar uma aula agradável onde desperte no aluno a curiosidade de pensar de buscar conhecimento.
Quatro questões gerais importantes são citadas: por que ensinar (fundamentos); o que ensinar (objetivos e conteúdos); como ensinar (procedimentos didáticos) e como avaliar.
Fazer trabalhos com a criança para que ela possa se aprofundar na sua compreensão crítica. Há muitas dúvidas entre os professores de ensinar ou ciências, mas o professor ele não precisa ser um cientista, basta ele ser criativo, procurar trazer os conteúdos de acordo com a realidade da criança.
No texto de Eneida R. Di Martino(1990, p. 39-40) a autora identifica três grupos de restrições em relação ao ensino de Ciências:
- é desnecessário para a formação da criança do ciclo básico;
- não é importante na formação da criança, constituindo-se em atividade adicional que será desenvolvida se “sobrar tempo”;
- os professores não estão preparados para trabalhar os conteúdos de Ciências, que exigem um