antropologia e educação
1 INTRODUÇÃO................................................................................................1
2 QUAL A IDEIA PRINCIPAL DO ARTIGO .................................................. 2
3 CONCLUSÃO................................................................................................. 3
REFERÊNCIAS ................................................................................................. 41
INTRODUÇÃO
Para a elaboraçãodesse trabalho do curso de graduação de pedagogia da turma de quarta-feira foi baseada no artigo "Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária" onde pudemos através deinformações enriquecer ainda mais o entendimento sobre a educação,socialização entre outros
Nossa Equipe esteve reunida para fazer um pequeno debate sobre o artigo propostos e através detextos auxiliares pudemos entender um pouco melhor sobre o assunto e fazer a interpretação do artigo de uma forma ampla de que a antropologia filosófica está interligada na educação.
A ideia principal do artigo é indicar temas relevantes da reflexão antropológica que podem contribuir para as ciências da educação, ao estudar o ser humano e o processo de socialização, tais como: o corpo e os sentidos, a imaginação, a mesmice, o outro. há necessidade de incrementar a complexidade do saber e pensar sobre o homem. A Antropologia, tratada nos seus âmbitos empírico e filosófico,muito pode contribuir para um processo de fundamentação do pensar e do agir educativo. A Educação, como se sabe, pode fazer uso da Antropologia como uma das ciências da educação com os propósitos de decodificar e analisar valores e universos culturais constituintes tanto da instituição escola como das mais variadas formas de manifestação educacional não formais. Uma rápida análise da relação entre Antropologia e Educação, como áreas do saber, indica ser possível diferenciar a antropologia relativa à educação de duas formas: