antropologia da educação
1. Discorra sobre a discriminação racial contra os negros, sob o ponto de vista de Gilberto Freyre.
Segundo Freyre, não havia uma definição clara do que era ser negro, já que a pessoa que não fosse aparentemente negra era considerada branca. Assim sendo, no Brasil os negros estavam desaparecendo, sendo incorporados aos brancos.
Portanto Freyre afirmou que a miscigenação era a possível solução contra o racismo.
2. Desde a metade do século XVI a população de origem africana tem sua presença marcada no Brasil. Relate os motivos pelos quais vieram para o Brasil.
Os portugueses perceberam que a população indígena não poderia fornecer mão-de-obra suficiente para coleta de madeira brasileira, e cultivo da cana-de-açúcar, por um período prolongado então se voltaram para obtenção de escravos da África Ocidental.
3. Descreva a constituição do povo brasileiro a partir da concepção de brasilíndio.
Eram os filhos de portugueses com índias, por isso não eram aceitos por nenhum desses grupos, ou seja, eles não eram reconhecidos como brancos europeus nem como índios, assim procuraram uma identidade a brasileira.
4. Por que se pode afirmar que a Língua Portuguesa não foi incorporada integralmente no inicio da constituição do povo brasileiro?
Ela só se fez evidente no decorrer do século XVIII, nas áreas onde a economia era mais dinâmica e o emprego de escravos da Africanos era utilizado em larga escala. Como na região nordeste e mais ao centro do Brasil. Por motivo de que os Africanos eram obrigados a executar os trabalhos nas fazendas, minas ou em atividades de ganho nos núcleos populacionais, sob o mando de senhores ou capatazes que utilizavam a língua portuguesa, sobrepondo-se aos diversos dialetos falados pelos escravos que eram trazidos de diferentes localidades da África, ao passo que as influências indígenas foram sendo implementadas a contribuição africana também foi acrescentada. Os