A eficácia da aprendizagem através de métodos didáticos
A educação é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade brasileira. Isso porque é através dela que se formam os cidadãos, sujeitos de direitos e deveres com plena consciência da democracia e do papel que deve ser desempenhado em sociedade, constituindo pilar do estado democrático de direito.
Por tais razões, o estado deve garantir o acesso à educação proporcionando métodos eficazes de ensino através de recursos culturais, materiais e mão de obra (professor).
O texto objeto de estudo traz vários métodos de ensinar ciências naturais aos alunos, no entanto nem sempre tais conteúdos poderão ser aplicados em virtude da escassez de recursos, notadamente aos materiais experimentais. É o que ocorre com os experimentos, onde o professor acompanha os alunos para demonstração de um determinado fenômeno criado a partir de misturas químicas. Referido procedimento não requer tanta participação prática do aluno, a menos que o professor os indague acerca das possíveis reações químicas e expectativa dos resultados. Apesar de todo processo ser guiado pelo professor esse método permite aos alunos a prática das teorias químicas, possibilitando inclusive novas experiências e reações a partir da junção de novos compostos. Todavia, como afirmado acima, esse tipo didático nem sempre é possível, haja vista a ausência de materiais suficientes para colocar em prática a experimentação. O mesmo se dá com os projetos, que embora desenvolva as habilidades dos alunos, aproximando as equipes e favorecendo o conhecimento de vários outros conteúdos, a elaboração de um projeto requer materiais e, sobretudo, interesse dos alunos em colocar o projeto em prática. Assim, a ausência desses dois requisitos desestimula o professor que certamente deverá se readequar, utilizando novos métodos de aprendizagem.
Diferente, porém é a leitura de textos informativos, que além de estimular a prática de leitura amplia o conhecimento da criança,