Concepção dos educandos
CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA
Leandra Tamiris de Oliveira Lira-UFRPE Leonardo Barbosa da Rocha - UFRPE Josilene Maria de Sousa
RESUMO
A presente pesquisa desenvolvida numa Escola Pública Estadual de Recife-PE teve como objetivo geral analisar junto aos alunos o uso dos livros didáticos de Biologia na Escola Pública. O trabalho foi baseado em uma perspectiva qualitativa como uma proposta de reflexão e análise da realidade, como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Os resultados apontam que o livro didático de biologia é utilizado com bastante freqüência pelos professores, sendo o principal recurso didático disponível na escola pública. Os educandos apontam satisfação frente ao livro de biologia adotado na escola, e alguns se mostram insatisfeitos com a freqüência de utilização deste recurso. Desse modo, vale salientar que a escolha do livro didático requer uma avaliação da qualidade e coerência das informações, e a relação destas com o dia-a-dia dos alunos. Bem como, perceber as possíveis restrições que o uso do livro didático oferece para prática educativa.
Palavras- chave: Livro didático, educandos, escola pública
INTRODUÇÃO
Na prática educativa das escolas brasileiras o livro didático (LD) apresenta-se como o principal recurso didático utilizado nas aulas, muitas vezes determinando a prática pedagógica do professor e a organização curricular. Neste sentido, o LD participa de um processo de ensino e aprendizagem onde há uma priorização de memorização de conceitos, transcrição dos conteúdos como atividades de pesquisa, métodos que se afastam dos pressupostos que orientam o ensino de ciências. Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram criados para auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos.