DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM
CLEUBER DA SILVA COSTA
Umas das criticas que pode ser levado em consideração quando trata-se o ensino formal, em seus vários graus de ensino é o aspecto da apresentação dos contéudos por parte do professor. Seu modo de abordar o tema tratado mesmo que dominando o assunto, pode não ser tão eficaz e assim a tarefa do professor que é transmitir o ensino pode ter aspectos negativos, considera-se vários fatores desde as limitações por parte do professor como inabilidade, falta de preparo de aulas, etc, e no ensino superior faz- se necessário elaborar avaliações sobre os professores universitários e dos discentes para compreender o fenômeno do ensino superior, a didática será então a ciência que trata das questões relativas a educação.
Para uma eficácia de tratamento do ensino é necessário levantar pesquisas que tratam das ciências sobre a educação, observar e avaliar o ensino, intervir na educação e aprendizagem aliado a motivação, planejamento deliberação e capacitação do docente sugere aspectos da ciência pedagógica contemporânea. por causa dos avanços tecnológicos e globalização. O ensino funda-se no conhecimento, nas informações oportunas a educação, e na aprendizagem faz-se necessário o exercício e pratica, enfatizando a atuação do aluno. Segundo Libaneo a didática, arte de ensinar deve-se aplicar na qualidade cognitiva do estudante, para que sejam capazes de pensar, conceituar, argumentar, criar, e analisar problemas com eficácia .
O potencial de desenvolvimento pode estar sempre presente, para o aluno os meios de mídias tem modificado muito a situação cognitiva e para professores também que podem através de diversos recursos didáticos, tecnológicos, cursos de aperfeiçoamento melhorarem seus potenciais profissionais . O processo didático enquanto atividade entre professores, alunos e materiais didáticos enfatiza a assimilação, habilidades, atitudes positivas, trata-se dos objetivos, condições e meios do processo