DATA CENTER
O Datacenter surgiu com os primeiros computadores de grande porte onde estes eram chamados de Mainframe Computer, o modo de gerenciar a infraestrutura afim de suportar o Mainframe surgiu nas décadas de 60.
A maneira de construí-lo e a forma de gerencia-lo foi alterada desde o surgimento do conceito em 1964 com o lançamento do IBM System 360, um mainframe que prometia centralizar todo o processamento de dados de uma organização. (Manoel Veras 2008, s.p).
O domínio da IBM durou até metade dos anos 70 com o lançamento de uma série de mainframes que atendiam o DATACENTER corporativo. Estes Mainframes necessitavam de salas climatizadas, que na época e até os dias de hoje são chamados de CPD (Centro de Processamento de Dados), estes mainframes necessitavam de muitas pessoas trabalhando neles tais como: desenvolvedores, técnicos operadores, operadores de backup e etc. ver a figura 1 que demonstra um dos modelos de Datacenter que suportava esses mainframes.
Figura 1 (Modelo do Datacenter)
Fonte: (VERAS, 2008, s.p.).
Surgiram outros fornecedores para mainframes como Digital Equipment Corporation (DEC), Burroughs and Sperry, Control Data Corporation (CDC) e Data General, mas a IBM manteve o comando neste tipo de computador. Estes computadores eram seguidos por um conjunto de discos, fitas, impressoras, leitores de cartão, consoles de comunicação. Os usuários acessavam o mainframe via terminal. Uma carcaterística importante é que o ambiente para estes computadores era controlado, com fundo falso para criar um lugar onde se encontra uma grande quantidade de cabos e uma forte refrigeração para diminuir um calor gerado.
A IBM em seguida implementou o multiprocessamento nos mainframes que permitiu que várias CPUS funcionassem como uma só. Estes mainframes inseriram o conceito de memória virtual como parte do S.O. Isto possibilitou o isolamento e o mapeamento da memória para memória virtual e a especificação de partições ou espaços de