Trabalho infantil no mundo e em Portugal
Introdução ………………………………………………………………..….... Página 2
Definição do trabalho infantil …………………………………………..…….. Página 3
Organização internacional do trabalho ………………………………..……..... Página 3
O que defende a Unicef ………………………………………………….…..... Página 3
Piores formas de trabalho infantil …………………………………………….. Página 4
Trabalho infantil em Portugal ……………………………………………… Página 4 Estatísticas Nacionais ………………………………………………...…… Página 4 e 5
A Assembleia-geral e os 10 princípios aprovados para regular o flagelo do trabalho infantil ……………………………………………………………………….. Páginas 5 e 6
Conclusão ………………………………………………………………….…. Página 7
Introdução:
Trabalho infantil são formas de trabalho que as crianças são obrigadas a fazer pondo em risco a sua integridade física, mental e cognitiva. Todo o tipo de trabalho em que as crianças de idade compreendida entre os 8 e os 16 anos são punidos consoante a legislação de cada país.
Trabalho Infantil:
O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos. Exemplo de um desses países é o India, em que nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. A maioria das vezes ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família, muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum na algumas cidades dos países subdesenvolvidos a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar dos pais serem os responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes de puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser