Didática e formação continuada
Clarissa Brito Barros
Professora - Elaine Carvalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Pedagogia (0266)-Prática do Módulo 3 11/12/2011
RESUMO
Didática se traduz como a arte de ensinar, aprender, instruir e se preocupa com as condições de ensino-aprendizagem, porém, para que este processo se de com sucesso, o professor deve ter bem claro as finalidades da educação, o que vai além da sala de aula e escola. A didática é um campo de constante construção e reconstrução, de uma práxis que não tem como objetivo ficar pronta e acabada, por isso, é necessário que o professor esteja em formação permanente, reciclando-se e enriquecendo-se.
Palavras-chave: Didática, didática e Prática, formação de professores.
1 INTRODUÇÃO
A expressão didática deriva do vocábulo grego didaktiké, que pode ser traduzido como arte ou técnica de ensinar.
A didática funciona como um elo entre a teoria e a prática.
Está disciplina busca desenvolver a capacidade crítica do professor em formação, para que estes consigam, de uma forma bem clara, passar a realidade do ensino.
Segundo Freire (1993, p.46):
“Quando a prática é tomada como curiosidade, então essa prática vai despertar horizontes e possibilidades [...]. Esse procedimento faz com que a prática se dê a uma reflexão e crítica.”
Para um professor que trabalha sob uma perspectiva inclusiva, que se preocupa com as verdadeiras condições culturais de seus alunos, o planejamento de ensino deve considerar os valores, os saberes e as experiências práticas que eles possuem, selecionando, organizando e buscando conteúdos de ensino relacionados a estas condições.
Baseado nisto, este trabalho irá abordar sobre o planejamento, de uma maneira bem prática, dentro de um processo que visa à racionalização de atividades, professor e aluno, e também as três partes mínimas do planejamento.