A história do mundo
O homem surgiu de uma mesma origem, independentemente da cor ou raça, pois viemos de um ancestral comum. Por causa da divergência acerca da origem do homem, o mundo intelectual colocou duas propostas em evidência: a teoria do criacionismo e a do evolucionismo.
Criacionismo: Teoria que estabelece uma ligação entre Deus, criador do mundo, e as variadas explicações criadas pelo homem para justificar os fenômenos e os complexos enigmas existentes.
O criacionismo é a justificativa da criação dos céus e da Terra e tudo que nela está há, da forma relatada na Bíblia, em Gênesis, quando Deus criou tudo em seis dias.
Evolucionismo: Na teoria evolucionista o homem e toda Terra seria o resultado de um longo processo de evolução, que teve início há aproximadamente 5milhões de anos para o surgimento do mais antigo hominídeo (australopithecus), e de 4,5 a 5,0 bilhões de anos para o surgimento da Terra, segundo a teoria do Big Bang.
A teoria evolucionista surgiu ainda no século XIX pelo naturalista inglês Charles Darwin que desenvolveu a teoria da evolução, a partir da observação dos tentilhões (uma espécie de pássaro) na Ilha Galapagos no Oceano Pacífico.
A pré-história é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C..Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos e ossos. O gênero HOMO apareceu entre 4 e 1 milhão de anos a .C.. Aceita-se três etapas na evolução do homem pré-histórico, entre os estudiosos. São elas:
I - PALEOLÍTICO (idade da pedra lascada)
a) Paleolítico inferior: 500.000 – 30.000 a.C.
b) Paleolítico superior: 30.000 – 8.000 a.C.
II - NEOLÍTICO (nova idade da pedra)
8.000 – 5.000 a.C.
III - IDADE DOS METAIS
5.000 – 4.000 a.C.
Esta divisão é evolucionista mas numerosos investigadores da história