Introdução aos Conceitos de Educação, Ensino, Aprendizagem a Didática
Gilberto Teixeira
(Prof. Doutor FEA/USP)
I – INTRODUÇÃO
Existe uma grande quantidade de estudos, pesquisas e teorias relacionadas com a aprendizagem humana.
Não é nossa intenção discutirmos esse problema em profundidade, o que exigiria, por si só, um compêndio inteiro.
O que pretendemos com este texto é discutir nossa visão sobre o que julgamos ser um problema central em sala de aula: a opção que o professor faz pelo ensino que ministra ao aluno ou pela aprendizagem que o aluno adquire, qual a diferença entre as duas perspectivas a suas conseqüências. Esperamos, portanto, que este texto, mais do que discutir conceitos teóricos, leve o professor e embasar sua prática de ensino, coerentemente, com princípios teóricos a partir da compreensão do que significam EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM. Com alguma freqüência temos ouvido entre professores que não necessário, para tornar-se um bom professor, o conhecimento de princípios teóricos da educação, ensino e aprendizagem.
O objetivo deste texto é demostrar, de forma resumida, a importância desse conhecimentos para o bom desempenho do professor.
II – O QUE E TEORIA? O QUE E ENSINO?
II.I – PARA QUE A TEORIA?
A dependência dos modos de ensinar em relação aos pressupostos que estão por trás da ação do professor leva muitas pessoas a enfatizar a posição teórica em relação ao ensino.
Frequentemente o professor, bem como os responsáveis pelo ensino, não tem consciência dos princípios e idéias que estão subjacentes nas atividades que desenvolvem. Por outro lado, inúmeras pesquisas e relatórios de estudos e respeito do desempenho do professor tem demostrado de forma definitiva que os professores que tenham aumentado de alguma forma o seu grau de consciência quanto as bases teóricas de suas práticas educacionais certamente são os que conseguem um ensino mais vívido e mais pleno de possibilidades de crescimento.
Como o