O papel da didática no processo de ensino aprendizagem
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3
2. O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DO PROFESSOR. 4
2.1. O processo de ensino- aprendizagem 6
2.3. Ligação entre didática e o pensar 7
3.1. DIDÁTICA, GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA. 10
4. CONCLUSÃO 12
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
e
DIDÁTICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1. INTRODUÇÃO
A Didática Geral é uma ciência teórico-prática que pesquisa, experimenta e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, sendo seu objetivo a eficiência e eficácia da ação educativa. A utilização da Didática facilita o processo ensino-aprendizagem, onde o professor tem a oportunidade de planejar suas ações e implementá-las de acordo com seu público alvo.
Nota-se que a didática passou por um processo de adaptação até que estudiosos convenceram que a mesma é uma ferramenta essencial em sala de aula, devido a evolução no que diz respeito a percepção de conhecimentos e o processo de aprendizagem de modo geral.
No processo ensino-aprendizagem, em qualquer contexto em que se esteja inserido, é necessário que se conheça as categorias que integram este processo como elementos fundamentais para um melhor aproveitamento da aprendizagem.
A didática é o direcionamento do professor e, como tal, está em contínua evolução, aberta às novas descobertas que enriquecem o saber humano permitindo ao professor conceitos novos, novas ferramentas, aliando as novas tecnologias inseridas com a globalização, promove a reflexão, reciclagem e desenvolvimento profissional e assim, o mesmo também proporcionará aos seus alunos um processo de ensino-aprendizagem evoluído, atualizado e permitindo a este aluno a verdadeira missão do conhecimento, uma visão emancipadora, transformando a informação em conhecimento, em ser pensante, critico e atuante, um ser humano em evolução.
2. O PAPEL