Educação - Didática
Abdizia Maria Alves Barros, Cibele de Mello Costa, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante1
Sendo a Pedagogia a área do conhecimento que se ocupa das questões da educação e o processo ensino-aprendizagem uma das mais importantes dessas questões, a Didática, disciplina cujo objetivo é o estudo da organização, realização e avaliação desse processo, mantém com a Pedagogia estreitas relações, constituindo-se portanto, numa disciplina pedagógica. Neste sentido, Libâneo (1994, p.16) escreve:
A ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global é a Pedagogia. Sendo a Didática uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se fundamenta na Pedagogia; é assim uma disciplina pedagógica.
O processo educativo é um fenômeno social, inserido num processo social mais amplo – o do contexto histórico-geográfico onde ocorre – sofrendo, portanto, suas influências: econômicas, políticas, culturais, regionais. Considerando a abrangência do processo educativo pode-se citar Paulo Freire (1995, p.14) quando diz:
Como processo de conhecimento, formação política, manifestação ética, procura da boniteza, capacitação científica e técnica, a educação é prática indispensável aos seres humanos e deles específica na História como movimento, como luta.
A Pedagogia, por sua vez, ao estudar o fenômeno educativo nos seus diversos aspectos: social, político, psicológico e biológico, recorre às contribuições de outras ciências que a subsidiam. São elas: a Filosofia e a História da Educação, a Sociologia e a Psicologia da
Educação, a Biologia e a Política Educacional. Todas estas ciências auxiliam a compreensão do fenômeno educativo e podem ser consideradas como subsidiárias da educação. Oferecem à
Pedagogia e, consequentemente, à Didática, contribuições para