Didática da educação
A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
Atualmente é comum entrarmos em sala de aula e nos depararmos com alunos indisciplinados e capazes de transformar uma aula, em apenas uma tentativa infeliz do professor, que não consegue nem ao menos dar início a sua aula.
Uma pesquisa foi feita em 2008, pela organização dos Estados Ibero Americanos, onde constatou-se que os educadores estão na “contramão do que os especialistas apontam ser mais adequado.” A maioria dos educadores defendem a ideia que deve-se tomar medidas severas com relação a esses comportamentos e existem também aqueles que acham que a expulsão é o melhor caminho.
Ao analisarmos essas duas hipóteses, podemos refletir da seguinte forma: Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como um aspecto mais difícil de lidar na educação e em sala de aula. ( Pesquisa feita Fundação SM, feita em 2007 ).Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo e que devido ao autoritarismo e as imposições feitas pelas escolas, o comportamento dos alunos e suas relações uns com os outros e com os professores vem piorando.
O aluno espera da escola conhecimento, é isso que o faz respeitar o ambiente a sua volta . Não adianta impor a ele o seu autoritarismo, basta impor sua autoridade, respeitando-o e exigindo respeito através de um diálogo saudável, uma aula dinâmica que trabalhe questões relacionadas à moral e ao convívio social, criando assim um ambiente de cooperação que valorize a importância do ser humano, do respeito mútuo, da dignidade e da integridade.
ETAPA 1- PASSO 3
ELABORANDO UM PROJETO ESCOLAR.
Nome do Projeto: Indisciplina em sala de aula, o que fazer?
Público alvo: 5º ano/ 9 anos
Justificativa: Este projeto será desenvolvido com a intenção de enfrentarmos um problema sério relacionado à indisciplina escolar, porque educadores e alunos acreditam que por existir a Lei nº 8069/90, as crianças e adolescente se prevalecem disso, causando um aumento da desordem nas