Didática na educação
A educação pode acontecer de duas maneiras: formalmente (quando o objetivo de ensinar é a intenção central definida) e informalmente (nas relações cotidianas). A educação formal se dá principalmente em instituições com foco centrado na educação. Neste caso, a instituição mais difusa é a escola.
Mas não é apenas dentro da sala de aula que as ações de ensino ocorrem. As ideologias, as políticas, as ações culturais, entre outros, são ações que são perceptíveis no cotidiano das pessoas; ações estas que são fundamentais na conformação do intelecto e da “bagagem” cultural de cada um.
02 – Dê uma definição de educação com suas próprias palavras.
Educação é a relação de aprendizado que se dá entre sujeito e diversos campos, áreas, instituições, ações e outros sujeitos sociais que definem a formação cultural, social, ideológica e cultural de cada um.
03 – Por que se afirma que a didática é o eixo da formação profissional?
Porque a didática leva à uma reflexão sobre o trabalho pedagógico. Ou seja, ela auxilia na busca pela razão do trabalho a ser realizado e na importância educacional de cada trabalho.
Portanto, através da didática, os valores centrais do trabalho são recuperados, compreendidos, tornando assim cada um desses trabalhos um projeto lógico e de suma importância.
04 – Qual a relação entre democratização do ensino e democratização da sociedade?
Podemos afirmar – apesar de algumas características falhas – que vivemos em uma sociedade democrática. Isso porque as questões fundamentais que pairam nessa nação são escolhidas através da aceitação da maioria da população.
Ora, um dos pilares fundamentais para que as pessoas tenham acesso à essa democracia é a educação em nível institucional (escolar). Isso porque é através da educação que o sujeito começa a se libertar, no sentido em passa a participar ativamente