Brincadeira de crianças
O ato de brincar tem para a criança um caráter sério porque é o seu trabalho, atividade através da qual ela desenvolve talentos naturais, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca. Desenvolvimento da noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora fina e global, da interação com o grupo e tantas outras habilidades podem ser desenvolvidas através das brincadeiras. Não podemos deixar que as brincadeiras restrinjam-se ao pré-escolar. Devemos perpetuar pelo ensino fundamental. É só adequá-las à idade das crianças. Apresentamos a seguir cinco brincadeiras que estimulam algumas dessas habilidades:
Rasgando papel
Participantes: todos os alunos da sala Faixa etária: 4 a 6 anos Local: sala de aula Material: Folhas de revistas velhas ou papel colorido.
Objetivo: ➢ Estimular a coordenação motora fina através do movimento de pinça. ➢ Despertar a imaginação
Como brincar: Disponibilizar para cada aluno uma folha de revista ou de papel colorido com um risco traçado a mais ou menos 4 a 5 centímetros da margem. Pedir a eles que rasguem com a ponta dos dedos a folha de papel em tirinhas o mais fino que conseguirem. Depois que todos estiverem terminado de rasgar a respectiva folha peça para que inventem algo com a “franja” que ficou. Os alunos podem usar a imaginação a vontade. No final pode-se eleger o aluno que fez a criação mais interessante. Amarelinha
Participantes: 2 ou mais Faixa etária : Acima de 5 anos Local : Calçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Praça Material: Giz e uma pedrinha ou saquinho cheio de areia.
Objetivo: ➢ Estimular: Equilíbrio, Agilidade, Mira, coordenação motora fina e Global.
Como Brincar: Desenhe a