Brincadeiras de Criança
Alerta
FAIXA ETÁRIA
Acima de 6 anos
LOCAL
Parque, Praia, Condomínio, Praça, Quadra de esportes
ESTIMULAR
Velocidade, Memória, Criatividade, Condicionamento físico, Atenção, Conhecimento de cores, Movimento
PARTICIPANTES
5+
MATERIAL
Uma bola
COMO BRINCAR
Antes da brincadeira começar, cada jogador escolhe um apelido. Pode ser uma cor, um número, outro nome, uma fruta – enfim, o que a imaginação permitir.
Um dos participantes é escolhido para começar e ficará com a bola nas mãos.
Ele fica à frente e de costas para o restante do grupo, que se espalha atrás dele. O jogador lança a bola com força para o chão – para que ela quique bem alto – ao mesmo tempo em que fala o apelido de uma das outras crianças do grupo. Esta, por sua vez, deve correr para pegar a bola, enquanto os outros participantes correm no sentido oposto. Ao pegar a bola o jogador deve gritar: “Alerta”.
Nesta hora, todos os jogadores param no lugar onde estão. O jogador com a bola pode dar três saltos e tentar ‘queimar’ alguma outra criança.
Se conseguir, quem foi atingido fica à frente da fila com a bola na mão. Caso contrário, ele mesmo deve ficar à frente da brincadeira.
Dica: quem errar o apelido ou disser um apelido que não existe – o que nesse jogo é muito comum – deve pagar uma prenda.
3
Corre Cotia
FAIXA ETÁRIA
Acima de 3 anos
LOCAL
Condomínio, Parque, Praça, Salão de Festas, Quintal
ESTIMULAR
Socialização, Condicionamento físico, Agilidade, Atenção
PARTICIPANTES
5+
COMO BRINCAR
Todos os participantes, com exceção de um, ficam sentados em círculo. O que ficou de fora será o ‘pegador’. Com o lenço na mão ele andará lentamente em volta do círculo enquanto todos cantam uma rima que pode ser, por exemplo, Corre Cotia:
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração
No meio da cantoria o ‘pegador’ deixa cair, disfarçadamente, o lenço atrás de um