Resumo da introdução - metodologia das cs
No entanto, algumas disciplinas científicas demonstram que o conhecimento não é um estado mas um processo complexo de adaptação activa e criadora do homem ao meio e operações simbólicas. O nosso conhecimento “é já um conjunto de informações seleccionadas e estruturadas segundo certas leis de organização e em função da experiência passada, das necessidades práticas, da acção dos sujeitos” (pag10). Ao tentar-mos conhecer a realidade social, vamos construindo instrumentos que nos proporcionam informação sobre essa realidade.
E põe- se também a questão – “o que é a ciência”, sabemos como modo de conhecimento que a ciência é a representação intelectualmente construída, da realidade.
A maioria dos especialistas coloca como meta das ciências a explicação de fenómenos, de modo a torna-los inteligíveis. Mas cada disciplina só é considerada ciência quando constrói o seu objecto de estudo próprio, e a ciência, é também procurar a solução para problemas.
O desenvolvimento das ciências sociais tem sido influenciado por vários factores: a sua própria evolução teórica, o dinamismo de outras ciências e formas de saber. Neste processo de desenvolvimento a sociologia teve um papel crucial, insistindo em que o que importa é analisar as relações sociais entre os homens a todos os níveis de acção, levando as outras disciplinas a novas perspectivas e estratégias de pesquisa.
É errado pensarmos que que as ciências sociais estudariam realidades distintas, e Marcel Mauss foi a contribuição mais relevante com o conceito “fenómeno social total” em que estabeleceu dois princípios – qualquer facto é sempre complexo e pluridimensional, todo o