TABLELESS
1 INTRODUÇÃO 2
2 CONTEÚDO 2
2.1 Diferentes tipos de padronização 4
2.2 Vantagens e Desvantagens 4
2.2.1 Vantagens 4
2.2.2 Desvantagem 5
3 CONCLUSÃO 5
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
Valderson dos Santos
Aluno do curso de Ciência da Computação da Faculdade Pitágoras - Betim
RESUMO
Em poucas palavras, um site tableless é um site que não utiliza tabelas para a estruturação do Layout. É um site que segue os Padrões Web. O termo “tableless” é usado mais largamente aqui no Brasil. Em outros países foram mais difundidos, por exemplo: CSS Layouts.
1 INTRODUÇÃO
Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para construção de layouts e diagramação de conteúdo na página. O W3C (World Wide Web Consortium – é a principal organização de padronização da World Wide Web) defende que as tags HTML deveriam ser usadas para o propósito que foram criadas, sendo que tabelas (<table></table>) foram criadas para exibir dados tabulares e planilhas.
Para desenvolver um site usando tabelas muitos desenvolvedores abusam de recursos como criar tabelas com células possuindo elementos de imagens de um único pixel transparente apenas para manter a célula visível e forçar o layout da página. Desta forma o código torna-se totalmente incoerente se, comparado ao conteúdo do site apresentado. Muitos navegadores travam ou exibem incorretamente formatações usando tabelas.
Adotar o padrão Tableless de desenvolvimento também facilita a separação da camada de apresentação da aplicação para a folha de estilo CSS. Além disso, é possível diminuir a banda gasta no carregamento do site, primeiro por que um layout Tableless possui muito menos caracteres que um layout com tabelas e segundo, os navegadores modernos armazenam arquivos de CSS e de Java script em cache, não sendo necessário recarrega-los ao mudar de página.
2 CONTEÚDO
A Web foi criada para ser um ambiente onde fosse possível trocar informações livremente, e que