A desigualdade profissional entre homem e mulher
Faculdade do Guarujá
Guarujá - SP
2006
A DESIGUALDADE PROFISSIONAL ENTRE HOMEM E MULHER
Faculdade do Guarujá
Guarujá - SP
2006
SUMÁRIO
DELIMITAÇÃO DO TEMA 03
OBJETIVOS 03
Geral...... 03
Específicos 03
PROBLEMATIZAÇÃO 03
HIPÓTESES 03
REFERENCIAL TEÓRICO 04
METODOLOGIA 04
JUSTIFICATIVA OU RELEVÂNCIA 04
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 05 DELIMITAÇÃO DO TEMA A pesquisa abordará a desigualdade salarial entre homem e mulher e a discriminação da mulher nas empresas de grande porte de São Paulo no período de 2007 à 2009.
OBJETIVOS
Geral:
- Verificar as diferenças profissionais entre homem e mulher dentro da empresa.
Específicos:
- Analisar o porque algumas empresas não aceitam mulheres em cargos de chefia, poder; - E quando aceitam, estudar os motivos pelos quais a remuneração para a mulher é menor que para o homem; PROBLEMATIZAÇÃO:
A situação das mulheres no trabalho, não é tão boa quanto à dos homens, tendo em vista o fato de a mulher desempenhar as mesmas funções que os homens e ter uma remuneração menor, ou simplesmente não ter a chance de atuar em cargos de chefia, poder.
HIPÓTESES:
A sociedade não se adaptou à revolução das mulheres, de ocupar o mercado de trabalho e nele ter tanto êxito quanto os homens; e
O fato de que as tarefas domésticas e familiares, são quase exclusivamente atribuídas à mulher, assim não precisam trabalhar fora, pois devem se dedicar à casa e à família.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Probst afirmou:
"Segundo uma pesquisa feita pela Catho, empresa de recrutamento e seleção de executivos, as mulheres conquistam cargos de direção mais cedo. Tornam-se diretoras, em média, aos 36 anos de idade. Os homens chegam lá depois dos 40. No entanto, essas executivas ganham, em média, 22,8% menos que seus competidores de colarinho e gravata ".