Projeto de sistema de segurança
ÁGUAS LINDAS-GO
Segurança em edifício comercial
Quando falamos em segurança no ambiente de trabalho, muitas coisas podem surgir na nossa mente. Talvez em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, o primeiro item que nos ocorra seja a segurança contra roubos. Se você trabalha em uma fábrica ou local de produção em série, é provável que pense na segurança contra acidentes; mas se você é um engenheiro, ou alguém da área de construção e arquitetura, o aspecto que mais chama a atenção é a segurança estrutural da edificação.
Seja qual for o tipo de segurança que você imagina, o fato é que todos eles são importantes, e em edifícios comerciais são regidos por legislações federais, estaduais e municipais. Cada segmento responsável pelo funcionamento de um prédio desde o seu projeto até a sua administração e manutenção é diretamente ligado a algum aspecto de segurança, em todas as suas esferas de aplicação, sejam elas patrimoniais, contra acidentes e incêndios ou de equipamentos e uso de materiais.
Assim, para que uma edificação tenha a autorização para funcionar, é necessário obter junto aos vários órgãos responsáveis, nos níveis estaduais e municipais, a devida autorização que cada órgão deve emitir. No caso de edifícios comerciais do os principais órgãos são:
1. Corpo de Bombeiros - Responsável pela emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
2. CONTRU- Departamento de Controle do Uso de Imóveis em duas divisões principais:
• CONTRU 1 _ Divisão Técnica de Segurança de Uso (comercial, industrial, serviços), departamento responsável pela emissão de AVS (Auto de Verificações de Segurança), de certificados de manutenção e de acessibilidade.
• CONTRU 5 _ Divisão Técnica de Manutenção (equipamentos de transporte vertical e horizontal), responsável pela emissão da licença e fiscalização de instalação e funcionamento de aparelhos de transporte vertical, horizontal e assemelhados (elevadores, escadas rolantes etc.) e também pela