O papel das empresas integradoras
Venezia, Adriana Portella Prado Galhano
Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo
Resumo
Atualmente o desenvolvimento do processo de projeto de um edifício envolve uma série de considerações e diversas especialidades para que se tenha um produto final com a qualidade esperada. Dentre estas especialidades temos a segurança contra incêndio, que permeia o projeto de arquitetura, estruturas e instalações prediais, entre outros. As empresas integradoras, que desenvolvem os projetos de alarme e detecção, pressurização de escadas, instalação de gases inertes, entre outros na área de segurança contra incêndio e são responsáveis pela instalação destes sistemas no edifício, ao elaborarem estes projetos acabam por interferir diretamente no desenvolvimento de outras especialidades. Sua contratação dentro do projeto normalmente acontece tardiamente, quando a obra normalmente já esta em fase de finalização da estrutura, restando pouco a ser feito para melhorar o desenvolvimento da segurança contra incêndio no edifício. A intenção deste trabalho é demonstrar as práticas de mercado para a contratação destas empresas que muitas vezes acabam por definir o grau de segurança contra incêndio na edificação.
1. Introdução
Pode-se dizer que o processo de projeto de edificações tem suas etapas previamente estabelecidas como a elaboração de um programa de necessidades e estudo de viabilidade; formalização do produto; seu detalhamento; planejamento e execução do produto; a entrega e a retroalimentação do processo (MELHADO, 2005).
Estas etapas demonstram como o processo de projeto é complexo e mesmo tendo suas tarefas definidas, elas podem ocorrer de maneira diferente, em função da gestão do processo de projeto.
Segundo MELHADO (2001) a gestão do processo de projeto pode ser entendida como um