Revolução industrial
CLC7 Formadora Palmira Arsénio |
Índice:
A indústria 4 Segurança, higiene e saúde do trabalho 4 Tipos de Indústrias 7 A expansão da Revolução Industrial 9 A segunda revolução industrial 11 A terceira revolução industrial. 15 Conclusão: 17 Bibliografia: 18
Introdução:
Este trabalho sobre a revolução industrial tem como objetivo mostrar as diferentes fases da revolução industrial, as transformações técnicas e económicas que começaram em Inglaterra em meados do seculo XVIII. E que ao longo do século XIX dispersaram pela maioria da Europa e América do Norte.
A máquina a vapor foi a grande invenção da época, proporcionando com isso uma evolução nos transportes e alteração no modo de produção, designadamente a passagem da produção feita manualmente para a maquinaria, fazendo com que surgissem novas técnicas de aperfeiçoamento de organização no trabalho. Assim sendo, a oficina deu lugar à fábrica, produzindo em larga escala o que reduzia largamente o custo final.
A nível populacional a evolução foi notória, devido ao aumento da população mais jovem à procura de emprego nos grandes centros urbanos, nas unidades fabris que cresciam. O artesão passou a ser substituído pelo operário, passando este a vigiar e a controlar as máquinas, tornando o trabalho mecanizado mais rápido e repetitivo, causando fadiga e lesões aos trabalhadores. Foi nesta época que nasceu uma nova organização laboral, baseada no controlo da produção pelos capitalistas, no estabelecimento de horários e divisão de trabalho, na uma nova divisão do trabalho, com novas técnicas e na submissão do trabalho à lei da procura e oferta.
A nível ambiental a concentração de fábricas alterou o ambiente e a paisagem, e, se até então os camponeses viviam em ambiente saudável, quando vieram para os grandes centros urbanos, muitas das vezes sem