Revoluçao industrial
ADMINISTRAÇÃO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
E A
IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
BRUNA SANSON MARTINS
SOROCABA-SP
19/11/2012
INTRODUÇÃO
A partir do século XVIII, através da ascensão do liberalismo, a burguesia tomou o poder político e econômico. O que antes era trabalho artesanal criou-se a necessidade do aumento da produção, o que gerou o livre desenvolvimento industrial, caracterizando o que chamamos de Revolução Industrial.
Produção de máquinas a vapor, e grandes invenções fizeram parte dessa revolução, porém ocorreu grande exploração trabalhista, péssimas condições sanitárias, poluição e a falta de infraestrutura.
A Segunda Revolução Industrial é vista como apenas uma fase da Revolução, foi um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. Com destaque na energia elétrica e a utilização do petróleo e do gás como combustível.
Após a segunda metade do século XX, o mundo depois da Segunda Guerra Mundial, ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeada principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial. O processo industrial pautado no conhecimento e na pesquisa caracteriza a chamada Terceira Revolução Industrial a qual estamos até hoje.
OBJETIVO
Pesquisar sobre as fases da revolução industrial com todo seu contexto histórico, sua influencia sobre os dias atuais, relacionando a logística e sua importância no mundo atual.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O domínio europeu sobre a economia mundial, o aumento das populações e o acúmulo de capitais nos grandes centros econômicos europeus provocaram um elevado crescimento na demanda por produtos, que as velhas manufaturas e as relações servis na agricultura não puderam atender.
Com a ascensão do liberalismo como base da economia, passou o poder político pra burguesia, o que possibilitou o livre desenvolvimento industrial.
Antes da primeira fase da revolução, o artesão trabalhava nas oficinas com ferramentas, ou