Serviço Social
A mulher no mercado de trabalho.
TÍTULO:
Mulheres no mercado de trabalho: avanços e desafios.
PROBLEMA:
Como as mulheres enfrentam as dificuldades de inserção no mercado de trabalho, onde ainda hoje, existe uma significativa desigualdade entre os sexos?
JUSTIFICATIVA
Foi no início do século XIX que a mulher passou a conquistar um espaço no mercado de trabalho, pois para a sociedade o homem era a pessoa responsável pelo sustento da família, cabendo mulher à função de cuidar da casa e dos filhos.
Como conseqüências das duas Guerras Mundiais, os homens eram convocados para as batalhas e as mulheres passaram a assumir o lar economicamente, tendo que realizar trabalhos fora de casa. Com o término das guerras alguns dos homens que retornaram estavam impossibilitados de exercer suas atividades laborais, devido aos graves ferimentos sofridos durante esse período.
Nas últimas décadas, é possível perceber o aumento das mulheres no mercado de trabalho, decorrentes das questões econômicas e das transformações quanto aos papéis que a mulher assume na sociedade, como por exemplo: filha, mãe, esposa, dona de casa, avó,estudante e trabalhar fora de casa. Sua inserção no mercado de trabalho tem permitido a conquista da independência financeira, que vem lhe proporcionando mais autonomia no âmbito familiar. Profissões historicamente masculinas como o Direito, Engenharia, Arquitetura entre outras, estão ganhando o destaque das mulheres. Em virtude deste avanço, a participação da mulher no mercado de trabalho tem crescido, entretanto, ela continua a receber salário inferior ao do homem, muitas vezes, exercendo e/ou ocupando o mesmo cargo.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a legislação brasileira prevê que não pode existir diferença salarial entre homens e mulheres.
Neste contexto pode-se observar um progresso relacionado ao nível de escolaridade das mulheres, com o intuito de conquistar uma qualificação profissional