Mapa de retas
Vale ressaltar que no decorrer da história, a mulher vem conquistando seu lugar na sociedade, no mundo globalizado. Isso é bastante notável no nosso país, por exemplo, quando a primeira mulher assumiu a posse na presidência. Entretanto, apesar desses avanços hierárquicos, nossa sociedade ainda tem profundas raízes patriarcais, fazendo com que a figura do homem pareça ser superior a da mulher. Portanto, a ideia de que o homem desempenha melhor trabalho em determinado campo profissional é reflexo dessa cultura patriarcal, embora muitas vezes seja ela disfarçada.
Quando falamos sobre igualdade de gênero, significa dizer que, independente e sexo, todo indivíduo tem plena capacidade para exercer a atividade que lhe for concedida, desde que haja capacitação para isso. Sendo assim, um homem e uma mulher podem concorrer igualmente a uma mesma vaga de trabalho numa empresa para exercer a mesma função, num mesmo cargo, por exemplo.
Portanto, para sanar a desigualdade de gênero, faz-se necessário que haja a mesma capacitação profissional para ambos os sexos. Divulgar a ideia de que a mulher é superior ao homem ou vice-versa não é a solução. Antes disso, devemos universalizar os direitos humanos, inclusive o direito ao trabalho digno, segundo a nossa constituição. A desigualdade de gênero começa quando a mulher é considerada como sendo o “sexo frágil”. A partir dessa ideologia, a mulher a passa a ser discriminada perante a sociedade, tanto no mercado de trabalho, como também no âmbito familiar.
Vale ressaltar que no decorrer da história, a mulher vem conquistando seu lugar na sociedade, no mundo globalizado. Isso é bastante notável no nosso país, por exemplo, quando a primeira mulher assumiu a posse na presidência. Entretanto,