mordomia cristã
RESUMO
No presente trabalho vou procurar explicar o sentido de mordomia cristã, segundo o dicionário luft ática da língua portuguesa brasileira, á definição é cargo ou ofício de mordomo; bem-estar; conforto; regalia; excesso de vantagens ou facilidades de quem alguém desfruta em virtude de cargo que ocupa, vou demonstrar este cargo no seu sentido moral, ético e o que a bíblia nos fala a respeito deste tema.
1 INTRODUÇÃO
Aqui não vou tentar identificar mordomos ou despenseiros e sim identificar o seu comportamento e o campo de ação o papel que o mordomo cristão deve de exercer quanto as evidencias na bíblia.
2 CARACTERISTICAS COMPORTAMENTAIS DO MORDOMO
“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia” “Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas. 1 Timótio 3:2-4 e 12
Os bispos se dedicavam ao ensino da doutrina e a pregação do evangelho e o diácono pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres. Estes são os mordomos de Cristo, não estou aqui detalhando especificamente bispos ou diáconos e sim como mordomos a todo o convertido, Paulo se refere ao caráter nobre do ministério pastoral tais características se dividem em três categorias.
2.1. Com relação a sociedade devem ser irrepreensíveis. Sua moralidade não deve ser questionável. Devem também ser monogâmicos, isto é legalmente casado apenas uma esposa. Esse padrão i importante não apenas nos dias de Paulo, não significa que apenas o pastor precisa ser monógamo, enquanto outros crentes podem ser polígamos.
2.2. Com relação a si mesmo devem demostrar autocontrole. Não devem ser dados ao vinho