Google maps e ensino de física
Curso: Segunda Licenciatura em Física
GOOGLE MAPS
Uma Breve Introdução
Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas com fotos de satélite, tão bom quanto o Google Earth, mas funciona diretamente de seu navegador de Internet, sendo muito mais acessível. Nele você encontra mapas para as capitais e várias cidades do Brasil e do Mundo, com nomes das ruas e sentido de direção.
Você pode visualizar o mapa de três formas diferentes: mapa simples, fotos de satélite e visualização Híbrida, que permite ver a foto do satélite com o mapa de ruas sobreposto, fornecendo uma importante referência visual através das construções existentes na área que se deseja visualizar.
No Google Maps existem três modos diferentes de visualização: Mapa, Terreno e Satélite. O modo Mapa exibe as ruas em forma de um mapa comum, com as vias mais importantes aparecendo em amarelo e o restante tudo em branco. Quanto mais aproximado você estiver, mais os nomes das ruas serão exibidos no mapa.
EXPLORANDO OS RECURSOS DO GOOGLE MAPS PARA FINS EDUCACIONAIS
O estudo de mapas vem se desenvolvendo desde a pré-história aos dias atuais como objeto de localização no espaço e a mesma é uma linguagem que possibilita: sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, que envolve a ideia da produção do espaço, ou seja, sua organização e distribuição.
Para a explicação de como usar o Google Maps para fins educacionais, especialmente ao ensino da física, usarei como base, a cidade de Barra do Garças - MT, mas poderia ser qualquer outra cidade, ou seja, todo mapa que tenha principais ruas, praças, avenidas, universidades, pontos comerciais, hospitais, e dentre outros.
Uma atividade com o aplicativo Google Maps pode ser a sua utilização no estudo de vetores. A atividade proposta aqui tem como objetivo familiarizar o aluno com os vetores e grandezas vetoriais. Para isso utilizaremos um mapa, onde o aluno traçará vetores para