A constituição do ouvido
Ano lectivo 2013/2014
Domínio: Físico-química
Movimentos ondulatórios
Ouvido Humano
Ouvido Humano
O ouvido humano é o órgão da audição e do equilíbrio.
Pode ser dividido em três partes:
Ouvido externo;
Ouvido médio;
Ouvido interno.
Como o ouvido funciona? A orelha capta os sons encaminhando-os para o canal auditivo, que por sua vez os transmite ao tímpano. Esta membrana vibra, movendo o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna que, por sua vez, faz vibrar o osso estribo (este conjunto de ossículos1 serve para amplificar os sons), onde a sua base se liga a uma região da membrana da cóclea, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basiliar e as células sensoriais.
Estas células, quando estimuladas geram impulsos nervosos que são transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do córtex cerebral.
Ouvido externo
Fazem parte do ouvido externo o pavilhão auricular e o canal auditivo, cujas funções são recolher e encaminhar as ondas sonoras até ao tímpano.
É no canal auditivo que se dá a produção de cera, que não é mais do que uma forma de o ouvido se manter húmido e limpo, isto porque a cera ajuda a reter partículas de pó, sujidade e microorganismos. O pavilhão auricular é formado por uma lâmina de cartilagem elástica de formato irregular, recoberta por uma fina camada de pele. Possui várias depressões e elevações, sendo a concha a maior depressão
Funcionamento do ouvido médio
O ouvido médio, também denominado de caixa timpânica, é uma cavidade com ar, por detrás da membrana do tímpano, através da qual a energia das ondas sonoras é transmitida, do ouvido externo até à janela oval na cóclea, esta já no ouvido interno. Essa transmissão de energia é efectuada através de três ossículos (o martelo, a bigorna e o