A comunicação e o consumo
A comunicação se torna o elemento central que se estabelece as relações de produção, o que se produz são relações sociais e forma de vida concreta que manipulam cada vez mais símbolos e imagem.
A partir do momento em que se é estabelecida uma comunicação, partem os princípios de desenvolvimento e produção de algo. Independente da forma de comunicação, é criada uma relação entre as partes, utilizada para manipular seu receptor do assunto tratado.
RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E CAPITALISMO
Comunicação, tem por auto entendimento o significado de “partilhar”, “tornar comum”.
Através da comunicação, todas pessoas em um meio público, privado ou não, usam para trocar informações e entender situações, e tornar um convívio possivelmente melhor. Desde o início dos tempos, a comunicação vem sendo um meio de interação pra que todos pudessem ter a possibilidade de uma convivência melhor. O processo de comunicação é algo simples, um processo no qual um emissor, manda uma mensagem codificada para um receptor, o qual a recebe, e tem a capacidade de decodificar a mensagem, seja positiva, ou negativamente sobre essa mensagem que a ele foi entregue. A mensagem é codificada em um sistema de sinais, que podem ser gestos, sons, sinais, ou até mesmo uma das linguagens naturais (o Português, Inglês, Espanhol. Etc.), A códigos, que não precisam necessariamente serem ditos, só de olha-los, o receptor, já consegue sub entendê-los de maneira clara e objetiva. Por exemplo, se uma pessoa vê uma placa com o desenho de um cigarro, e por cima dele tiver uma faixa, é sinal de que naquele local, é proibido fumar. De maneira mais objetiva, ou indireta, a comunicação nos rodeia, a toda hora a todo momento.
A comunicação pode ser verbal, quando se é falada ou escrita, e toda e qualquer forma de