Comunicação e Consumo
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Jean Lucas Império de Godoy
Juliano Domingues Mamede
Lucas Rodrigues Mourão
Marilia Fernandes
TRABALHO DE TEMAS/ ARTIGOS PROPOSTOS:
COMUNICAÇÃO E CONSUMO
Bragança Paulista
2014
Desafios para a nova juventude: comunicação, consumo e convivência.
Artigo de Pedro Telles
07 out 2009 Ao nos voltarmos cada vez mais à satisfação de necessidades individuais, talvez estejamos relegando ao esquecimento a solução de problemas coletivos.
São nítidas as grandes transformações pelas quais os meios de comunicação passaram desde o surgimento da internet como veículo social. Hoje, a tendência entre os jovens é uma demanda cada vez maior pelo conteúdo desejado, no formato desejado, no momento desejado – e totalmente à disposição. Recentemente, isso foi mais uma vez reforçado pelo relatório sobre consumo de mídia dos jovens elaborado por Matthew Robson, estagiário do banco Morgan Stanley de apenas 15 anos de idade. O consumo de mercadorias também tem passado por transformações semelhantes. Chris Anderson traduziu muito bem esse movimento na teoria apresentada em seu livro A Cauda Longa: as empresas, principalmente aquelas que atuam no meio virtual, terão suas receitas originadas cada vez menos de Best Sellers e cada vez mais de produtos destinados a nichos de mercado, que, apesar de venderem pouco individualmente, existem em enorme variedade e acabam representando grande parte do faturamento. Grandes sites de comércio eletrônico e de vendas de músicas online, por exemplo, já convivem com essa realidade.
Tudo aponta, assim, para a difusão do consumo de produtos e serviços personalizados e oferecidos sob medida. E isso surge como reflexo de uma macrotendência.
Com o desenvolvimento das novas tecnologias, os indivíduos têm encontrado facilidade em se limitar a seus universos particulares, construídos por si próprios e pela percepção que os outros têm da