assembleia rei
A Assembléia de
Westminster
E. F. BEDA - EDITOR
São Paulo, SP, Brasil
1984
Direitos Autorais © 1984
E. F. Beda - Editor
São Paulo – SP – Brasil
Capa
Vista noturna da Abadia de Westminster, em Londres, Tirada de um cartão postal,
Ilustrações
A Câmara “Jerusalém” da Abadia de Westminster (p.8). Foto tirada do livro: Theology of The Westminster Symbols, Cincinati, Ohio, 1911; O Selo da Assembléia de Westminster, (p.25), foto do original pertencente a uma coleção privada, na Inglaterra, tirada do mesmo livro citado.
E. F. BEDA - Editor
Rua Cristiano Viana, 295
05411 - São Paulo - SP - Brasil
Tel. (011)280-9970
ÍNDICE
Titulo Página
A Assembléia de Westminster 1
Antecedentes Históricos 2
Constituição, Funcionamento
Ambiente e Espírito
Obra da Assembléia 4
Valor Doutrinário dos Símbolos
Princípios Estabelecidos
Aceitação e Alterações 7
Críticas e Objeções
Apologia dos Símbolos 9
Posfácio 10
A ASSEMBLÉIA DE WESTMINSTER
No dia 10 de julho de 1643, reuniu-se em Londres,um Sínodo de teólogos calvinistas que se considera a mais notável assembléia protestante de todos os tempos, tanto pela distinção dos elementos que a constituíram, como pela obra que realizou e ainda pelas corporações eclesiásticas que receberam dela os padrões de fé e as influências salutares durante esses trezentos anos. Tomou ela o nome de Westminster devido ao local em que se realizaram as suas sessões durante mais de cinco anos e meio, a saber, o templo anglicano de Londres, bem conhecido como Abadia de Westminster, nome esse que procede dos tempos anteriores â Reforma.
Essa assembléia representa o ponto culminante de uma luta secular entre a corrente puritana e a anglicana dentro da Igreja da Inglaterra. A referida luta apresenta um aspecto eclesiástico e outro político. Ao aspecto eclesiástico era a luta do puritanismo contra a hierarquia e a liturgia semi-episcopal romanista. Ao aspecto político fora um