revolução francesa
No século xviii na França a situação era de muita injustiça social na época do antigo regime, e os populares que não apoiavam a forma do rei governar eram presos na bastilha ou eram condenados á morte. A população francesa era em forma de pirâmide, no ”topo” estava o clero que tinha o privilégio de não ter que pagar os impostos, logo “abaixo” do clero vinha à nobreza que viviam na corte com muitos banquetes e muitos luxos, e na “base” vinha o terceiro estado que sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com os impostos altos para se pagar, mas a pior situação era dos desempregados que vinham aumentando em grande escala nas cidades da França. Os trabalhadores e camponeses que viviam na miséria queiram melhorias tanto de vida e tanto de trabalho. E a burguesia queria ter mais participação na politica e mais liberdade econômica em seu trabalho. Povo estava tão insatisfeito com o governo e a monarquia que saíram nas ruas querendo tomar o poder do rei Luiz xvi os revolucionários teve como primeiro objetivo a queda da bastilha. “liberdade, igualdade e fraternidade” esse era o lema dos revolucionários, pois descrevia bem os desejos do terceiro estado francês.
O iluminismo teve grande influência na revolução francesa Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Parte de uma série sobre a
História da França
Armoiries république française.svg
Pré-História[Expandir]
Antiguidade[Expandir]
Idade Média[Expandir]
Idade Moderna[Expandir]
Século XIX[Expandir]
Século XX[Expandir]
Portal França v • e
A França tomada pelo Antigo Regime era um grande edifício construído por cinquenta gerações, por mais de quinhentos anos. As suas fundações mais antigas e mais profundas eram obras da Igreja, estabelecidas durante mil e trezentos anos.
A sociedade francesa do século XVIII mantinha a divisão em três Ordens ou Estados típica do Antigo Regime – Clero ou Primeiro Estado, Nobreza ou Segundo Estado, e Povo ou Terceiro Estado – cada qual