Revolução francesa
Curso de Licenciatura em História
Valéria Luzia da Silva
5º semestre - período noturno
História Contemporânea
A Era das Revoluções
A Revolução Francesa
Fichamento apresentado à disciplina do curso de
Licenciatura em História da
Universidade Uniban/Anhanguera.
Professora: Símile Rodrigues.
São Paulo
2012
Autor: Eric John Earnest Hobsbawm é um historiador marxista reconhecido internacionalmente, nasceu em Alexandria no Egito no dia 09 de junho de 1917. Ainda sob o domínio britânico, e por isso a nacionalidade britânica, é filho de Leopold Percy Hobsbaum, inglês, e Nelly Grun, austríaca, ambos judeus. Tem uma Irmã de nome Nancy.
Apresentação
Este livro mostra o mundo sendo transformado entre 1789/1848, é o que se chama de “dupla revolução”: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Não se trata somente de um livro de história, trata-se brevemente de um livro que retrata a história da humanidade, dos acontecimentos de alguns lugares do mundo. Contudo, ainda não é o suficiente entre tantos acontecimentos registrados neste livro, sobre tudo o que aconteceu. É uma interpretação indicada para os leitores intelectuais e inteligentes, que buscam saber os fatos ocorridos no passado e que fazem parte do nosso presente hoje. Sendo dividido em duas partes o livro retrata a primeira parte sobre desenvolvimentos que aconteceu no período histórico e a segunda o tipo de sociedade que se formou durante a revolução.
Introdução
Historiadores afirmam que a Revolução Francesa é parte de um movimento revolucionário, que começa nos Estados Unidos em 1776, atinge a Inglaterra, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e em 1789, o local passa a ser na França.
A Revolução Francesa foi um grande acontecimento, que deu inicio em 1789 e marcou a época, com suas grandes evoluções e revoluções. Foi o grande passo para que outros países seguissem seus passos para o progresso, liberdade e justiça. Essa