Revolução Francesa
Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. A revolução francesa foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo.
Esse movimento teve a participação de vários grupos sociais: pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses (estes tinham que pagar tributos à nobreza e ao clero).
MARY MARAT. Jornal revolução francesa. Paris, 14 de julho de 1799. Revolução.
Assembleia nacional constituinte
O terceiro estado não usou somente a violência para lutar contra as desigualdades, a assembleia constituinte foi uma maneira que o terceiro estado achou, pela lei, para limitar o poder do rei, e eliminar os privilégios do primeiro e do segundo estado. Para a surpresa de todos o rei aceitou facilmente a assembleia, porém impôs a condição de que representantes da nobreza e do clero participassem da assembleia.
A assembleia foi criada em maio de 1789, nas primeiras fases da revolução e foi em 30 de setembro de 1792. Uma das principais decisões desta assembleia foi a adoção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
FRANCESCA MILION. Jornal Revolução francesa. Paris, 14 de julho de 1799. Assembleia constituinte.
Convenção nacional
A Proclamação da República em setembro de 1792 deu início a uma nova fase da Revolução, a da Convenção Nacional.
A Convenção Nacional havia sido eleita na Assembleia Nacional, funcionando como uma espécie de Poder Executivo. A instauração da República – famosa pelo lema liberdade,